
O Audi RS2 é uma perua de passeio lançada pela Audi A.G. em 1995, usando a plataforma da Audi 80 Avant, em parceria com a sua conterrânea Porsche. Tratava-se de um belíssimo automóvel,uma perua jamais antes criada, um carro que respeitava o que Ferdinand Porsche pregava: um carro para ir para pista e vencer no domingo e para ir trabalhar no dia seguinte. Produzido numa série limitadissima de 3000 unidades para o mundo inteiro, o Brasil foi contemplado com apenas 60 unidades. Na construção não houve economia alguma. Rodas, sistema de freios, preparação do motor e alguns detalhes de acabamento externo (como as sinaleiras dianteiras), retrovisores vinham direto da Porsche.
Seu motor é o tradicional cinco-em-linha (primazia VW/Audi em motores de automóveis) longitudinal de 2,2 litros com duplo comando no cabeçote e quatro válvulas por cilindro dotado de turbocompressor e intercooler, preparado pela Porsche produz 315 HP transmitidos ao solo pela tração integral permanente Quattro capazes de levar a station de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos, característica que rendeu o título de station mais rápida do mundo por vários anos. Quanto aos artigos de conforto a Audi oferece: direção hidráulica, trio elétrico, bancos Recaro ergonômicos, ar condicionado e acabamento em couro. Uma curiosidade: das 60 unidades que vieram para o brasil, uma parte delas era registrada como Porsche-Audi e outra parte como Audi, as que vinham registradas como Porsche-Audi pagavam o IPVA(imposto sobre veículos automotores) mais caro.
Hoje a RS2 é um carro para colecionadores, quem tem não vende e também usa pouco, alguns a separam para brincar nos fins de semana em autódromos e ainda é lindo ver o carro da tia dando pau em inúmeros esportivos.